Neste texto, me proponho a levar o leitor a fazer algumas reflexões sobre sua trajetória de crescimento pessoal. E quando falo em crescimento, me refiro ao seu intelecto e as suas competências. Ao que chamam hoje de hard skills e soft skills. Portanto, começo trazendo três perguntas provocativas e reflexivas para te ajudar no processo inicial para autoanálise de crescimento.
Eu as chamo de Tríade do Crescimento Pessoal.
- Você tem algum plano de evolução pessoal?
- Fez sua autoanálise de crescimento no último ano?
- E dos últimos 5 anos, já fez?
Se você responder “não” para duas dessas perguntas, recomendo reveja a forma como olha para o seu futuro.
Tríade do Crescimento Pessoal – Ciclo de evolução
Ao tratarmos de evolução pessoal, a questão é ampla e não se restringe a cursos técnicos ou diplomas acadêmicos. Estes dois pontos são importantes, mas evoluir como pessoa não se resume a isso. Um diploma, por mais especial que seja, sem aprendizado, não serve para nada. Em pouco tempo vai se tornar uma armadilha que poderá te derrubar, simplesmente pelo excesso de confiança e ego. Evoluir é aprender com os erros e aproveitar os ensinamentos que a vida te proporciona. Precisamos ter humildade para entender quando e onde erramos e evitar que as mesmas situações voltem a acontecer.
A vida e seus ensinamentos constituem a mais eficiente escola que uma pessoa pode ter para seu aprendizado prático, portanto, não desperdice um dia sequer.
Voltando à Tríade do Crescimento, quero te mostrar o quão ricas podem ser as respostas a estas três questões tão básicas.
Evolução Pessoal
Você tem algum plano de evolução pessoal?
Ter um plano de evolução pessoal é definir metas que vão ao encontro dos seus objetivos de crescimento que, no conceito da Tríade do Crescimento Pessoal, é o acumulo de conhecimento durante um certo período. E você pode até me contrapor, pensando que o crescimento também pode ser medido pelo quanto uma pessoa acumulou em bens e riquezas. Mas eu disse “evolução pessoal”, não de seu patrimônio. Crescimento tem a ver com conhecimento, evolução como ser humano. Para o conceito que desejo te passar neste texto, crescimento tem a ver com conhecimento. Para essa outra questão, vamos tratar como sucesso e ai, sim, pode ter ligação com os ganhos financeiros e o acúmulo de bens. No entanto, sucesso é algo subjetivo e pessoal. O que é sucesso para mim, pode não ser para você e vice-versa. Neste caso, o importante aqui é o crescimento como ser humano. O resto será consequência de suas ações e evolução pessoal.
Outro ponto de extrema importância é saber aonde estamos no momento. Para que se possa traçar a rota para o destino que se deseja alcançar, temos que saber aonde estamos. Assim como em um GPS, que calcula a rota para chegar a algum lugar e tem por base a localização atual, para definir metas, você precisa saber aonde está (ponto atual) e aonde deseja chegar (objetivos), além de avaliar as etapas neste percurso (metas). Isso é primordial!
Metas de curto prazo
Fez sua autoanálise de crescimento no último ano?
É preciso mensurar esse crescimento pessoal, fato! Uma das melhores formas é por meio de uma autoavaliação do que definimos como metas e objetivos, buscando entender se aquilo que foi planejado se concretizou no tempo definido. É ai que se sabe o quanto estamos crescendo e se estamos dentro do planejado.
A escolha do período de um ano, para trabalhar o curto prazo, se dá pelo seu simbolismo e por servir de referência no calendário. Pois, no período de 12 meses, é possível alcançar diversas metas menores. E, sendo várias, que podem estar correlacionadas, essas metas menores podem realizar transformações significativas na sua vida.
Então, mesmo parecendo algo muito clichê e similar às promessas de final de ano, trabalhe sua mente para entender o valor que essas conquistas trarão para sua vida. Faça planos e trace objetivos alcançáveis. Se desafie, evite estabelecer objetivos muito fáceis, se não perde o sentido. No entanto, definir objetivos inalcançáveis também não vai funcionar e ainda vai te desmotivar. Não espere por momentos específicos para começar, tais como a segunda-feira, o dia primeiro, a ano novo, ou qualquer outra condição temporal ou não, que te atrase. Não postergue, comece assim que tiver a clareza necessária e o plano definido sobre aquilo que quer alcançar.
O médio/longo prazo vai te proporcionar segurança
E dos últimos 5 anos, já fez?
Adquirir o hábito de realizar objetivos que levarão mais tempo para se concretizar, vai gerar perseverança, persistência e cadência na sua vida. Além de ajudar a desenvolver a paciência. Após a conclusão dos primeiros passos, sua segurança aumenta, pois os efeitos gerados pelas conquistas intermediárias serão “viciantes” e te mostrarão que a materialização daquele sonho é possível e, consequentemente, alimentar a vontade de prosseguir naquela direção.
Para que você tenha uma noção de como está sua a Tríade de Crescimento Pessoal, disponibilizei na seção de Autoanálises aqui do site, um questionário com 12 perguntas simples e um diagnóstico final, para te ajudar a entender qual o seu estado atual e, caso necessário, como você poderá melhorar neste aspecto.