fbpx

O que é ser multitarefa

Diferente do que muita gente pensa, ser multitarefa não é imitar aquela ilustração da pessoa com oito braços e tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Quem tenta fazer isso, acaba com resultados medíocres e muitas vezes não concluídos. Logo, conseguir gerir múltiplas tarefas ao mesmo tempo é uma característica associada a pessoas que conseguem executar, delegar e gerir o andamento de diversas atividades de forma paralela. Percebam que citei três ações distintas e não apenas a tarefa de execução. Agora que imagino ter lhe apresentado algo um pouco diferente do que pensava, você deve estar se perguntando: muito bom, mas como é que se faz isso?

Para ser multitarefa de verdade você vai precisar de algumas habilidades básicas que vão te ajudar a manter as coisas equilibradas. São elas: autogestão, autocontrole, equilíbrio emocional, saber dizer não, poder de influência e o conhecimento básico daquilo que está sendo feito, ainda que você delegue e não execute. Um ponto importante sobre delegar é que, mesmo delegando, você precisa estar ciente que a responsabilidade continua sendo sua. Entregamos a tarefa, não a responsabilidade. Para gerir tudo isso, você deve fazer uso de ferramentas de apoio para que possa manter o controle das atividades delegadas e fazer o monitoramento dos prazos. Quando a gente tem diversas tarefas em execução simultânea, a maior responsabilidade será a de gestão. O controle precisa ser muito forte ou você vai ter alguns pratinhos caindo e quebrando e só saberá quanto precisar juntar os cacos.

Para se tornar uma pessoa multitarefa, os esforços vão precisar mudar. Você vai diminuir o foco da execução, para direcionar aos resultados. Em suma, não importa o detalhe de como será executado, o que mais importa são os resultados acontecendo dentro das expectativas alinhas, com qualidade e dentro do prazo acordado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.